Skip navigation


domingo_ramos_palma Sempre quando os feriados derivados da história de Jesus chegam tenho o costume de ler as notícias a respeito. Já deixei claro aqui em outros posts que tenho uma enorme curiosidade por essa personagem.

Como um dos objetivos deste blog é estimular o pensamento e diminuir nossa distância da única explicação possível para os fatos, sempre me vejo na obrigação de, baseado na história, corrigir informações veiculadas de forma incorreta.

Desta vez foi o portal G1 de notícias que pecou numa informação histórica sobre o Domingo de Ramos, feriado que celebra a última entrada de Jesus em Jerusalém em uma de suas festas mais famosas: a páscoa judaica. O portal diz o seguinte:

Em seguida, os fiéis saíram em procissão pelas ruas históricas da cidade. A caminhada representa a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém. Ele foi aclamado pelos católicos como rei e recebido com ramos, que simbolizam a alegria.

Bem, Jesus ainda não era “Cristo” quando entrou pela última vez com vida em Jerusalém para a celebração da páscoa judaica. Ele somente seria “promovido” a “Cristo” muitos anos depois, com a chamada “conversão” de Paulo de Tarso, fato que seria fundamental para o surgimento do cristianismo.

Ao entrar em Jerusalém para sua última páscoa, Jesus jamais poderia ter sido aclamado pelos católicos. Isso por uma simples razão: os católicos ainda não existiam. A igreja católica surgiria muitos anos depois da morte de Jesus, como consequência do embate entre uma forma de religião criada pelos discípulos de Jerusalém e o cristianismo primitivo, criado por Paulo de Tarso.

Ao ter entrado pela última vez com vida em Jerusalém, Jesus não teria sido aclamado rei de coisa alguma. Quase ninguém o conhecia de fato entre a população presente em Jerusalém para a páscoa judaica. Jesus teria decidido entrar na cidade montando um burro provavelmente como mais uma forma de ironizar o poder vigente e o mais provável é que somente as poucas pessoas que o acompanhavam naquele momento, e que sabiam de suas intenções, é que teriam gritado em voz alta chamando a atenção dos demais.

Segue o link do Portal G1 de notícias com a notícia completa: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1548269-5598,00-FIEIS+CELEBRAM+DOMINGO+DE+RAMOS+PELO+PAIS.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: